Viagem ao México: difundindo o conhecimento

Compartilhe

Em novembro de 2017, iniciaram-se mais Experiências de Aprendizagem, de Formação e de Educação pelas Viagens, esta no México, especificamente em Ciudad Juárez, fronteira com El Paso, no Texas (EUA).

Foi um convite da Universidad Autónoma de Ciudad Juárez, do Instituto de Ciencias Sociales Y Administración, do Departamento de Ciencias Administrativas e, especialmente, do Prof. Dr. Tomás Jesús Cuevas Contreras, Lider do Grupo de Pesquisa Estudios sobre Turismo y Tiempo Libre.  Foi um evento da 9a Cátedra Patrimonial en Turismo “Sergio Molina”, no qual proferi uma Conferência e estabeleci discussões sobre as seguintes temáticas: Educação, Formação e Qualificação em Turismo, Hospitalidade e Lazer; e Turismo, Educação e Acolhimento: um novo olhar.

A primeira constatação por meio da vista aérea é de uma região bastante seca.

Clique aqui para ver as fotos 

Após a chegada e um pouco de descanso, saímos para explorar a cidade e o Centro Histórico.

Clique aqui para ver as fotos 

Ciudad Juárez é uma cidade de fronteira e por isso tem as suas particularidades. As fotos feitas representam um pouco isso. Vejam e percebam!!!!

Clique aqui para ver as fotos 

A abertura oficial dos trabalhos foi muito boa com as conferências iniciais e as homenagens a Sergio Molina, um estudioso do turismo.

Clique aqui para ver as fotos 

A minha conferência foi muito boa. Os professores locais e os convidados participaram com reflexões. Os estudantes da graduação estavam atentos e interessados no assunto apresentado. Mais uma etapa cumprida na difusão do conhecimento sobre a Educação, o Turismo e o Acolhimento!!! Muito feliz com o resultado! Livros foram doados à Biblioteca da Universidade e presenteados a alguns professores desta e outras universidades do México, do Chile e da Argentina.

A visita à Custodia de San Pablo em Ciudad Juárez revela uma bela possibilidade de reunir o resultado de uma pesquisa para a elaboração de um produto turístico que conjuga um museu, um restaurante e uma loja contando a história da região e do país por meio da vinda dos touros para o México!!!!  O seu idealizador está de parabéns!!!

Clique aqui para ver as fotos 

No dia seguinte, ocorreu a abertura do Congresso Internacional de Turismo Criativo: inovação com poder e as duas conferências magistrais.

Clique aqui para ver as fotos 

No fim da tarde fomos visitar as Dunas de Samalayuca, próximo às montanhas na fronteira com o Texas.  No dia seguinte, efetuei a visita a El Paso, cidade do Texas – EUA – na fronteira com Cidudad Juárez – México. Experienciar a visão dos dois lados é muito instigante e pode nos levar a algumas reflexões sobre esses territórios de fronteira e suas particularidades e tensões.

Clique aqui para ver as fotos 

A visualização do Monumento à Mexicanidade é bastante impressionante. Ele apresenta um simbolismo muito importante com o Contexto Sócio-Histórico-Cultural da formação do México.  É uma escultura monumental urbana chamada popularmente de o X ou o X de Sebastián, tanto por sua peculiar forma escultórica, como para homenagear seu autor.  O colossal monumento se localiza na Plaza de la Mexicanidad, a qual tem o mesmo nome da escultura, situada na parte norte da cidade, próxima à fronteira com El Paso, Texas, E.U.A, a alguns metros do Rio Bravo do Norte.

Facebook Comments