Odisseia Estudantil: a viagem do conhecimento.

Compartilhe

Ao longo da minha trajetória de viajante, de profissional do turismo e de professor e pesquisador da área, venho desenvolvendo reflexões sobre os significados e contribuições das viagens para cada um de nós nos seus diferentes aspectos e particularidades podendo, assim, me considerar um “Universitário do Mundo”.

Nos estudos acadêmicos, a partir dessa experiência de vida acumulada ao longo do tempo, foi criado o acrônimo EAFEV, que é formado pela primeira letra de cada palavra da frase “Experiências de Aprendizagem, de Formação e de Educação pelas Viagens”.  E nessa perspectiva foram sendo estudados os espaços de aprendizagem, múltiplos e diversos, pois é nestes que se desenvolvem as relações entre os sujeitos, habitantes e viajantes/turistas.

É nesse cenário que se apresentam alguns estudos sobre a educação, a pedagogia e o processo ensino-aprendizagem na trajetória para se buscar a compreensão sobre a pedagogia multirreferencial, transpessoal e transdisciplinar no campo das viagens e do turismo.  Além disso, há, igualmente, um delineamento quanto à orientação sobre a elaboração de itinerários formativos no campo das viagens, do turismo e do acolhimento.

Para se discutir sobre as Experiências de Aprendizagem, de Formação e de Educação pelas Viagens – EAFEV, na perspectiva que estas sejam consideradas como um espaço-tempo multirreferencial privilegiado de aprendizagem, serão feitas discussões sobre o papel das viagens no desenvolvimento do ser humano e das sociedades.  Se buscará refletir sobre a viagem, dentre outras perspectivas, como: uma possibilidade de formação; um espaço sociocultural de construção do conhecimento; um espaço-tempo de aprendizagem multirreferencial privilegiado para a difusão do conhecimento; uma escola de vida, uma auto-co-hétero-eco-formação.  Nesse contexto, se efetuará uma discussão sobre a relação entre viajar e educar o ser humano.

Esses são alguns dos temas iniciais que serão apresentados na proposta deste Blog.  Convido você a participar dessa viagem e a nos acompanhar nesse itinerário.  Venha! Embarque nessa viagem!

Facebook Comments