Canadá – 15/16/17/18/19.01.2014

Compartilhe

Carnet de Voyages – 15-19.01.2014 – domingo

Final de tarde de domingo.  Muitas atividades, experiências, etc., etc., nesses últimos dias!

Nos últimos dias, desde quarta-feira, 15.01.2014, não escrevi os relatos desta viagem, mas fui enviando algumas mensagens pelo Whatsapp que agora compilo e completo.

Estes últimos dias a temperatura esteve em uma média que aqui os canadenses consideram “primaveril”, em torno dos -4 a +4o Celsius.  Os adjetivos são: temperatura “doce”, isto é, amena.  Realmente, depois de passar por – 30o C, -4 é bem amena mesmo e isso posso confirmar.  Os cenários oferecidos pela natureza através da janela do meu Studio são muito interessantes, pois vão registrando as alterações e mudanças.  É verdade que aqui em Trois-Rivières tudo é muito tranquilo, visto o tamanho da cidade.  Não é o mesmo que acontece ao longo deste País continental e que os noticiários mostram.  No entanto, a minha experiência aqui é muito tranquila.  Quarta e quinta fiquei em casa lendo e organizando o material da pesquisa. A rotina tranquila: acordo por volta das 04:30/05:00, arrumo a cama, preparo o desjejum (um fruta, café com leite, pão integral com algum tipo de queijo), estudo, almoço (uma salada com uma proteína – ovos, frango, atum ou salmão), estudo, lanche da tarde (iogurte com frutas ou leite com aveia), estudo até a hora do jantar (um lanche de pão integral com queijos, frios, iogurte, etc.).  Depois disso, um pouco de tv, e-mails, Skype e, por volta das 22:00 horas, cama.  O dia amanhece às 07:30 e o sol se põe às 16:30, então a vontade de cama é sempre muito grande em função da baixa luminosidade!!! E, também, em função do fuso, pois aqui são duas horas a menos do que em Salvador.

Na quinta-feira acordei mais cedo do que de costume.  No fim da tarde da quarta-feira fiz diversos levantamentos bibliográficos nos arquivos eletrônicos da biblioteca da UQTR separando-os pelas categorias que estou trabalhando na pesquisa.  Então, durante a noite, os neurônios trabalharam bastante e acordei com muitas ideias na cabeça.  Aí, levantei às 03:30 e comecei a colocar tudo isso no papel e foi ótimo!

Na sexta-feira, o sol nasceu com muitas belas imagens no horizonte.  Um privilégio estar com a janela/porta voltada para o nascente e poder ver o nascer do sol por entre a vegetação e os tetos das casas!!!

Trabalhei em alguns aspectos das referencias selecionadas.  Me preparei para sair, pois tinha um agendamento no banco e no B.R.I..  Fui ao banco, fui ao B.R.I. e depois fui almoçar.  Fiquei entre o restaurante universitário e o bistrô ao lado.  Optei pelo bistrô e foi muito bom! O cardápio foi: sopa de legumes; salada ceasar com frango, sobremesa e café.  Nesse bistrô há 7 opções no cardápio e irei pouco-à-pouco experimentando cada uma delas.  E o valor da conta foi menos do que teria sido no Brasil: 16 dólares canadenses com os 10% do serviço.

Depois fui à consulta na Clínica Universitária de Quiropraxia.  Um excelente experiência.  No Brasil, quando morava em São Paulo, já havia feito um tratamento dentário, como estudo de caso na Faculdade de Odontologia da USP e foi excelente a experiência.

Desde o ano passado, março/abril, fui diagnosticado com uma Síndrome de Impacto no braço esquerdo.  Um desgaste da musculatura e dos tendões do Manguito Rotador ou da Coifa Rotadora.  Bem, a consulta com o Ortopedista não durou cinco minutos.  Fez algumas perguntas, alguns movimentos e solicitou exames: radiografias e tomografia.  Após o resultado, sem nem levantar a cabeça, consultou os exames, explicou rapidamente o que era e prescreveu 10 sessões de fisioterapia.  Fiz a fisioterapia e continuei o trabalho do Pilates para reforço da musculatura.

Nos últimos 4 meses de 2013 as atividades físicas e de reabilitação se reduziram em função da campanha eleitoral do IFBA e, além disso, passei a viajar muito e a carregar com mais frequência a mochila nas costas e malas para cima e para baixo.  Após esse período, o cansaço se instalou, o corpo sentiu todo o stress e desgaste do período.  E algumas dores retornaram: o braço e sobretudo as escápulas.  Fiz algumas sessões de Pilates e de fisioterapia, mas viagem com essas companheiras!!!

Já sabia que aqui na UQTR havia a Faculdade de Ciências da Saúde com a Faculdade de Fisioterapia, a de Quiropraxia, a de Podologia, dentre outras.

Marquei consulta e foi uma grande e boa surpresa.  Um bom modelo de Clínica-Escola.  Uma experiência e tanto. Tudo foi detalhadamente levantado por entrevista e por anamnese física.  Saí cansado, mas feliz.  Na próxima sexta-feira está agendado o início do tratamento que farei durante a minha estada aqui.

Depois disso fui à COOPSCO ( http://www.cooputr.qc.ca ), uma cooperativa escolar que oferece aos seus membros produtos e serviços nos campos de utilidades pedagógicas, intelectuais e pessoais.  Qualquer pessoa pode se tornar membro e aproveitar dos preços reduzidos.  São oferecidos produtos de livraria, informática e papelaria.  Em Trois-Rivières ela existe desde 1987.  Eu comprei alguma material de papelaria e me tornei membro com uma taxa de 20 dólares canadenses.  Já na primeira compra de cerca de 20 dólares, já obtive uma redução de 6 dólares.

Em seguida, fui à biblioteca e no acesso livre ao acervo, localizei os livros já previamente consultados no sistema.  Fiz uma rápida consulta, selecionei os que levaria comigo para casa, fui ao check-out da biblioteca e registrei a saída dos livros. A biblioteca merece um texto a parte que certamente farei em breve!

No fim da tarde, voltei para casa para deixar as compras e fui à loja de conveniência no Posto Esso da esquina.  Era necessário ir ao supermercado, mas estava muito cansado para mais essa maratona!!! Comprei algumas coisas para efetuar lanches rápidos: pão de forma integral, queijo, biscoitos.

Como o médico já havia informado, em virtude da manipulação da anamnese, eu comecei a sentir mais as dores no braço e um peso nos mesmos…

No sábado, fez um dia muito bonito. Temperaturas em torno de -4 a +4o C.  O meu plano era sair a pé, ir até o centro comercial (shopping center) Les Rivières e ao supermercado.  Doce ilusão! Acordei muito cansado, com dores no braço e sem vontade de colocar as diversas camadas de roupa (montar a cebola, como eles dizem por aqui) e sair.  Então fiquei em casa.  Descansei um pouco, vi tv, fiz algumas leituras, conversei com alguns amigos no Brasil e na França e fui dormir cedo.

Hoje, domingo, o dia amanheceu com um belo sol!!!

Temperatura de – 2o C e  com previsão de diminuir ao longo das próximas horas e próximos dias!!! Na 4a  chegará aos -25o de novo. A temperatura média do período aqui!!! Mas não chovendo e não ventando, está ótimo, pois em casa tenho 25o!!!!

Ontem fez um dia bonito! Mas meu braço incomodou bastante! Fui à Clinica Universitária de Quiropraxia na 6a e a anamnese tocou nos pontos nevrálgicos do Manguito Rotador e das escápulas!!! Mas é assim mesmo!!! Se fossemos um Lego seria só trocar as peças!!!!!

Não pude dormir do lado que gosto mais!!!! Fui dormir mais cedo, 22:00, acordei no meio da noite para ir ao wc, mas voltei e levantei por volta das 07:00.

Nevou um pouco a noite! Pela manhã cedo estava fazendo -3o C e durante a manhã ficou em torno de – 5o  C com precipitações ocasionais de neve.

A partir de amanhã e durante 15 dias chega e se instala uma frente fria com as temperaturas médias para o período!!! De -14o  à – 30o C.

Me preparei para sair.  Fiz 30 min de caminhada sobre as ruas cobertas por neve!

Neve fina caindo sobre a face, o corpo, bem protegido, claro!!!!!

Uma experiência impar!!!! Com 5 a 10 cm de neve sobre as calçadas e ruas parece uma caminhada sobre a areia da praia na parte próxima à água!!!!

Quelle expérience!!!

Por sobre a neve, é uma delícia caminhar… Por sobre a neve derretida que se mistura com a areia e o sal utilizados para não se escorregar, é outra história!!!!

É sujo, melequento, etc.  Quando chove e a água congela, é perigo na certa, pois vira tudo pista de patins no gelo!!!!!

Ao chegar no shopping fui ao Timothy’s Cafés Du Monde e tomei um chá com leite e aroma de framboesas!!!!

Depois fiz umas comprinhas básicas: botas adequadas para as temperaturas baixas daqui; meias e segunda pele de lã merino; apetrechos para o Studio. Almocei no shopping Les Rivières. Depois pretendia ir ao supermercado ao lado, IGA, para abastecer a despensa paras as duas semanas de frio intenso, uma frente fria que está chegando do Ártico!!!!

Pois é, depois de tomar o chá com leite iniciei o window shopping, ou melhor, o lèche-vitrine…

Passei na loja Le Naturiste de produtos orgânicos / biológicos e naturais. Comprei chás e outros produtos. Depois fui na loja Dolarama, tudo por poucos dólares, onde comprei alguns utensílios práticos para o dia-a-dia que são necessários: cabides; palmilha, tesoura, kleenex, etc.  Em seguida, fui na loja Sports Experts / Atmosphere onde comprei um par de botas e um conjunto de segunda pele e meias confeccionados com lã merino (Merino é uma raça de carneiro originária da Espanha e Portugal.  Sua lã é tida como a mais nobre para uso em vestimentas).  Agora estou preparado até para esquiar no Polo Norte junto com os Esquimós…!!!!

Fui almoçar no restaurante Scores. Depois do buffet de saladas, da sopa e da metade de um peito de frango grelhado com legumes no vapor, me deliciei com a sobremesa!!!!  Brownie de l’Everest!!!! Uma delícia!!!!

Como estava carregado de bolsas e com o braço e as costas incomodando ( pretendia ir ao supermercado de lá), mas com todas as bolsas achei melhor pedir um táxi e ir para casa!! Ah! Mas antes dei mais uma volta no shopping!!!! Fui dar uma olhada na Sears e nas meias de lã comuns e outras roupas para o frio.

Depois da sobremesa, olhando da mesa para fora, o vento estava se intensificando, junto com a neve que estava caindo, muito lindo!!!!

Bem alimentado, bem vestido, saboreando os frutos do investimento em tantas frentes de atividades nos últimos anos!!! Um grande privilégio!!! Estou muito feliz!!!

Estava pensando como seria bom ter as pessoas que amo junto aqui compartilhando isso tudo!!

Antes de ir embora, entrei na loja Clair de Lune e vi um aquecedor para mesa, a etanol, com pedras que simula uma lareira!!! Lembrei dos meus amigos que moram em cidades frias! Além de muitas outras coisas excelentes para o clima dessas cidades que têm inverno!!! Pena que os volumes e os pesos são um obstáculo para transportá-los!!!!!

Chamei um táxi e em cinco minutos já estava em casa.  Arrumei tudo.  Separei as roupas para ir lavar amanhã na lavanderia do prédio.  De uso comum e pago por meio de moedas para a lavadora e para a secadora.

Preparei uma infusão de camomila e sentei para escrever este relato.  Voilà, c’est fait! Agora vou me organizar para a semana que será intensa e com o frio polar a ser enfrentado!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.