Canadá – 11/12/13.01.2014

Compartilhe

Carnet de Voyages – 11/12/13.01.2014 – sábado/domingo/segunda

Hoje, 13.01.14, a temperatura amanheceu bem amena!!!! Variou entre – 1o Celsius e + 2o Celsius, mas sem chuva, oque é muito importante!!! Até abri a porta do balcão para refrescar o ambiente! Aqui dentro estava muito quente!!! 25o C!!! O início da semana vai ficar assim, ao menos são as previsões!

O céu esteve claro, com algumas nuvens, mas tenho o privilégio de estar em um estúdio de frente para o nascer do Sol, Astro Rei!!! Então, se há sol, ele entra em casa sem pedir licença! É só abrir as cortinas!!!

Até ensaiei sair neste fim de semana, mas como aumentou a temperatura, a neve derreteu e choveu um pouco, estava tudo como pista de patins no gelo! Como não tenho esses apetrechos, resolvi voltar e fazer coisas indoor!

Voltei! Mas foi tranquilo! Conversei pelo skype com família, amigos, li, fiz faxina no apartamento, vi programas interessantes na tv e o tempo passou voando!  Sábado foi mais chato, mas a adaptação é assim mesmo.  Nas viagens há sempre diversas fases, e a de adaptação ao novo ambiente, ao novo modo de vida, às pessoas, leva um certo tempo, entre duas e três semanas no meu caso.  Já estou em Trois-Rivières há 13 dias.

A sobremesa de hoje se repetiu: Iogurte orgânico desnatado, blueberries, amoras, grãos de pólen, mel!!!! Uhmmmmmmmm.  Estava muito bom.  O acesso a essas frutas no Brasil, especialmente em Salvador, é mais restrito, enquanto que aqui há muitas e diversas opções, produzidas no Québec, em estufas evidentemente, ou que vem do exterior, de todas as partes do mundo!

Hoje passeio o dia trabalhando em casa. Terminei a análise das quatro candidaturas ao doutorado DMMDC e da dissertação de Mestrado em Educação da UFBA. A etapa de atividades trazidas do Brasil está quase se concluindo.  Agora faltam somente algumas atividades dos estudantes do IFBA para finalizar o semestre 2013.2.

Além disso, e-mails para organizar algumas questões do Grupo de Pesquisa no Brasil, Atestado para o Fundo de Pesquisa do Québec, confirmando as minhas atividades de pesquisa na UQTR para poder receber a Bolsa de Pesquisa.

Solicitei à administração do estúdio a substituição do colchão, pois é muito duro e tenho acordado com muitas dores nas costas.  Trouxeram um novo, mais espesso, parece um pouco mais macio.  Esta noite vou ver o resultado.  Caso continue a mesma coisa, já pesquisei um sobrecolchão de espuma viscoelástica com 3,8 cm de espessura e vou adquiri-lo no Walmart ( http://www.walmart.ca/fr ).

Vou almoçar amanhã com minha supervisora de pesquisa e outra professora da UQTR que conheci da última vez que estive aqui em junho de 2012.  Amanhã já deveremos estabelecer algumas etapas da pesquisa e algumas ações.  Depois vou à biblioteca, pois já tenho o código de acesso e senha, para consultar o acervo e retirar os livros do referencial escolhido para a pesquisa.

E vou me inscrever no centro de esportes, o CAPS ( http://caps.uqtr.ca/wpcaps/ ).  Há diversas atividades livres (caminhada, corrida e piscina) e eletivas (alongamento, condicionamento físico, yoga e zumba – dança com ritmos latinos).  Estou pensando em fazer às segundas-feiras as aulas de Zumba, às quartas as aulas de alongamento e às sextas as aulas de Yoga.  Além disso, jogging e corridas leves nos mesmos dias, para tentar manter um ritmo de atividades como tinha no Brasil.

Mas já estou pensando nos próximos fins de semana, para explorar a região.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.