Canadá – 08.01.2014

Compartilhe

Carnet de Voyage – 08.01.2014 – quarta-feira

O nascer do sol de hoje foi uma dos mais bonitos até agora!  Um jogo de cores marcante! E o mais gostoso é que os raios deste sol, do Reio Sol, entram até o meio do estúdio! Uma sensação de aquecimento da mente, do coração e do corpo!  Muito bom!

Ensuite, toilette, café, travail!!!

Temperatura de – 18o Celsius, caminhar sobre o gelo até a UQTR.  Uma aventura!  Pela saída do estacionamento, impossível!!! Tudo muito liso e escorregadio!  Saí pela entrada principal, com todo o cuidado, seguindo as “pegadas” marcadas no gelo e sobre a areia espalhada sobre o gelo para que este se torne “abrasivo” e não escorregue.  Além disso, fazer passos pequenos e com o corpo voltado para a frente!!! Técnicas para enfrentar o “verglas”, a camada de gelo que se formou com as chuvas de segunda-feira!  Primeira etapa cumprida!

No B.R.I. (Diretoria de Relações Internacionais) da UQTR, orientações sobre diversas questões.  Visita aos espaços da universidade, abertura de conta no banco.  É o início do segundo período letivo no Canadá.  O 1o inicia em setembro e vai até dezembro.  O 2o inicia em janeiro e vai até abril.  Em algumas áreas há um 3o período que dura de maio a junho.  A estrutura é muito superior às universidades públicas brasileiras e mesmo das melhores universidades privadas.  Todo tipo de serviço para atender às necessidades dos estudantes canadenses e estrangeiros!

Depois, encontrei com a Dra. Pascale Marcotte que acompanhará o meu trabalho de pesquisa.  Conversamos sobre o projeto, sobre as ações, as perspectivas futuras.  Visitei alguns espaços: biblioteca, restaurante universitário, galerias subterrâneas de comunicação entre os blocos, salas de trabalho individuais dos professores.  Revi alguns e conheci novos.  Nos próximos meses, muitas conversas e possibilidades de trabalho serão discutidos.

Vou utilizar uma sala de trabalho com outros dois professores.  Serão organizadas conferências para eu expor meus trabalhos de pesquisa, interagindo com estudantes e professores.

Na parte da tarde continuei trabalhando na avaliação de uma dissertação de mestrado e já está com 2/3 efetuada.

Ao preparar o jantar vendo a TV 5, um programa excepcional comparando o desempenho da França com a Suíça, mostrando como a Suíça está na frente da França e de muitos outros países europeus e mundiais.  Sistema industrial, de Inovação, Educacional e Científico, financeiro, dentre muitos outros eficaz, eficiente e efetivo.  Um trabalhador de nível técnico pode ganhar até 4.500,00 Euros.  Um professor universitário, da universidade pública, pode chegar a ganhar até 18.000,00 Euros.  O filme de embalagem de alimentos, o papel alumínio, as máquinas de café da Starbucks, dentre uma infinidade de produtos, são suíços!!!

Cometários