Canadá – 07.01.2014

Compartilhe
Carnet de Voyage – 07.01.2014 – terça-feiraA cada dia uma nova perspectiva da paisagem, com mudanças ao longo da jornada.  A temperatura caiu novamente, sem chuva, mas com vento, variando de – 11o C à – 16o C.  O sol fez sua aparição discreta e ficou no horizonte por alguns momentos.  Os seus raios penetram o estúdio, dando a sensação de aquecimento.  Ver o céu e a luz solar é algo importante aqui no hemisfério norte.  São poucas as horas de insolação, cerca de nove num total de 24.  A noite é longa e, mesmo com o frio no exterior, ela nos aquece…

Como a organização das atividades efetuada ontem, hoje iniciei o dia a todo o vapor! Após banho, desjejum, “arregacei as mangas” e coloquei “mãos na massa”! Avaliei a candidatura de três candidatos estrangeiros ao DMMDC/UFBA.

Preparei um chá verde com hortelã no meio da manhã. Entretanto, no meio do dia, preparei o almoço.  Pela manhã, já tinha temperado as sobrecoxas de frango com alho e ervas da Provença e sal marinho aromatizado.  As coloquei para cozinhar.  O almoço foi rápido.  Sobrecoxas e tomates com suco de manga.

Concluí as avaliações, as enviei para o Presidente da Comissão e passei para a segunda atividade.  Avaliar uma dissertação de mestrado em Educação.  Muito interessante, bem escrita, mas sempre há algo para ajustar, seja no conteúdo, seja na redação/apresentação.

Hoje solicitei ao meu amigo canadense da UQTR orientações de como proceder para me deslocar sobre o gelo que se formou com a chuva de ontem.  Ele me informou que esses dias são atípicos, mas que quando isso acontece, há um tipo de palmilha que se coloca na base dos calçados, com um tipo de abrasivo, para evitar o deslizamento no gelo.  Mas que também é colocada areia nos locais de passagem de pedestres e de veículos.  Mais um aspecto de convivência com a neve e o gelo!

A minha diretora de pesquisa sugeriu um encontro para discutirmos o trabalho de pesquisa para amanhã, quarta-feira, pela manhã, na sua sala de trabalho ou no café da Chasse-Galerie da UQTR.

Ontem vi a programação da TV 5 Monde, canal da TV Francesa com programas franceses e canadenses igualmente.  Ontem foi apresentado um programa sobre Le Nôtre, o maior paisagista do barroco francês.  Ficou famoso pelo projeto dos jardins do Palácio de Versailles e pelos Jardins das Tulherias, sob o governo de Luís XIV.

Ontem iniciou também um programa sobre o Palácio de Fontainebleau, um dos maiores castelos reais franceses.  Este palácio reflete o trabalho de vários monarcas franceses.  É considerado um dos mais importantes Castelos franceses.  Esse programa continua hoje e está apresentando todo o cuidado de conservação, restauração e de visitação. C’est merveilleux!

 

Cometários